V Encontro Internacional de 

Escolas+Felizes.png

Educadores +Felizes = alunos +Felizes = Escolas +Felizes

Dia 10 de dezembro das 13:45 às 18 horas

Evento gratuito e online (o link será enviado aos inscritos)

Inscrições abaixo

Chegamos à 5a edição dos nossos Encontros com educadores e Escolas +Felizes. É muito bom olhar para trás e já poder observar uma trajetória cheia de desafios de todas as ordens, mas isso é o que nos engrandece, afinal, como dizia Fernando Pessoa - "tudo vale a pena quando a alma não é pequena"!

EnGrandeSer é expandir a nossa alma, a nossa essência e nós, educadores, temos uma responsabilidade bem grande, SERMOS FELIZES!

Pois só entendendo o que é felicidade e abrindo realmente espaço para ela em nossas vidas é que teremos alunos e escolas +Felizes.

Bem vindos ao nosso V Encontro!!!!

Programação

13:40 - Abertura da sala e recepção dos convidados e participantes 

14:00 - Cerimônia de abertura com os organizadores do evento

14:00 - Mesa redonda com o tema - "Educar para a Felicidade",

 a Dra. Sandra Saúde, do Instituto Politécnico de Beja, Portugal, com a palestra Educar para a esperança e justiça social: contributos para uma sociedade e escola mais felizes e  Dr. Luís Lapa da Universidade de Brasília, com a palestra Sou feliz sim, sou professor!.

15:30 - Mesa redonda com o título "Aprendendo com a Natureza"

Abertura com a escritora e poetisa, H.Richen

Palestrantes: Dra. Maria Ilhéu, da Universidade de Évora, com a palestra Romances com a Terra e

Dra. Araci Molnar Alonso, da Embrapa Cerrados, com a palestra Boa tarde professor Cerrado!

17:00 - Depoimentos de Educadores +Felizes

Abertura com a escritora e poetisa, H.Richen

Profa Eliana Aparecida Galante, representante do grupo de educadores +Felizes de Águas de São Pedro e Dra. Ivana de Campos Ribeiro, mentora da formação Escola +Feliz e pesquisadora da ESALQ-USP, Departamento de Economia, Administração e Sociologia.

Dados para entrar no evento: 


Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/81122865160?pwd=eFVDVndlMFdva0FjTjdxV2JyUEluUT09

ID da reunião: 811 2286 5160
Senha de acesso: 160044


 

Águas de São Pedro - SP

Este ano nosso evento conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do município de Águas de São Pedro, SP, representada pelo Secretário de Educação, João Paulo Pontes, o qual, com sua equipe pedagógica, representada pela Supervisora Pedagógica Eliana A. Galante, equipe de educadores e gestores do município, e pelo Eng. João Victor Barboza, Prefeito do município, os quais acreditaram que sim, valeria a pena investir da felicidade dos seus educadores!  

Aguas-de-São-Pedro-o-que-fazer.png
 
Victor.jpg

Eng. João Victor Barboza

João.jpg

Prof. João Paulo Ponte

Eliana.jpeg

Profa. Ms. Eliana A. Galante

Prefeito de Águas de São Pedro

Secretário de Educação e Cultura de Águas de São Pedro

Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Águas de São Pedro

Palestrantes & Colaboradores

Maria-Ilhéu.png
Luis Lapa.jpeg

Dra. Maria Ilhéu

Docente do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora e Investigadora do MED-UE (Instituto Mediterrânico para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento).  É doutorada em Ecologia e Ambiente e tem promovido e coordenado diversos projetos científicos na área da Conservação de Ecossistemas Ribeirinhos. É autora de um vasto conjunto de publicações científicas no domínio da Ecologia de Rios e da Educação para a Sustentabilidade Ambiental. Nos últimos anos tem-se dedicado a projetos interdisciplinares de investigação-ação no âmbito Eco-social e da Educação para a Sustentabilidade com ênfase no resgate da ligação Humano-Natureza assim como à curadoria de projectos de Arte pública de Cariz Ambiental.  Atualmente coordena o curso de pós-graduação eLearning Ambiente, Sustentabilidade e Educação da Universidade de Évora.

O que me faz +Feliz...

​Visitar rios e ribeiras; escutar a água a correr, a contornar as pedras, pasmar a olhar as copas dos amieiros. 

Acordar de madrugada e deambular pela casa. 

Cuidar das plantas, descobrir uma nesga de luz bruxuleaste reflectida  numa parede.

Ir almoçar fora com os meus filhos num dia inesperado. 

Rir, rir muito.                                                                                      

Fazer festas com amigos.                                                                 

Fazer yoga, dançar, fazer o pino.                                                     

Passear de bicicleta com o meu amor.                                           

Imaginar… 

Dr. Luís Lapa

Atualmente, participa do grupo de pesquisa em Educação Ambiental e Ecologia Humana na temática dos valores humanos pela Faculdade de Educação (FE) da UnB – GEPEAEH, do Projeto de Pesquisa em Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade pela FE/UnB, sob a coordenação da Profa. Dra. Claudia Pato; e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral – GEPPEI, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, sob a coordenação da Profa. Dra. Patrícia Unger Raphael Bataglia. Experiências: professor de ensino fundamental e médio da Secretaria Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); Coordenador Central do compomente curricular de Matemática (SEEDF); Chefia do Núcleo de Desenvolvimento Curricular da Gerência de Ensino Médio (SEEDF); coordenador do Programa Educação Integral em escola da zona rural da SEEDF; coordenador pedagógico; professor universitário na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Paulista (UNIP) e Faculdade UniReal, assumindo, posteriormente, a função de Diretor Acadêmico.

O que me faz +Feliz...

Cozinhar, plantar ervas aromáticas, apreciar música popular, dançar de forró, respeitar a natureza, alimentar pássaros, ler voraz e compulsivo.  Adoro crianças, gosto de estar com o ser humano, atento ao noticiário, gosta de uma roda de conversa sobre política, noveleiro, desorganizado, pisciano, filiado ao partido da “Educação”, espiritualista, professor, feliz, as dívidas “moram” ao lado, ludicidade sempre, pai presente (até demais) e, mais conhecido como o marido da Nininha.

Araci foto2.jpg
Hero.jpg

Dra. Araci Molnar Alonso

Santista de nascimento (05/06/1962), mãe do João Francisco, 24 anos, agrônoma, mestre em Entomologia Agrícola, doutora em Produção Vegetal (UNESP/Jaboticabal). É pesquisadora da Embrapa Cerrados desde 2008 (plantas medicinais, aromáticas, condimentares e ornamentais), e atua na Popularização da Ciência (Bioma Cerrado: palestras, eventos, oficinas, exposições, entrevistas).

Docências em disciplinas e cursos: Plantas Medicinais (Unesp/Jaboticabal); História Natural e Ecologia (Senac/Jaboticabal); Ecossistemas Brasileiros: alguns olhares sobre a biodiversidade e o Paisagismo (Extensão e pós-

Atualmente é docente do Curso de Especialização e Livre em Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Distrito Federal (SES/DF e Fiocruz).

Publicações/livros, capítulos de livros, cartilhas, artigos com temas: EA e plantas medicinais; Bioma Cerrado; Restauração ecológica e serviços ecossistêmicos em zonas ripárias no Cerrado, entre outros.

O que me faz +Feliz...

Desde a minha infância até hoje: andar no mato, perceber a diversidade da flora e fauna, as rochas, o solo e tudo que tem nesse caminhar e na paisagem, além de imitar sons dos animais e me comunicar com eles. Me faz feliz chamar atenção para a percepção da conexão entre os seres pela imitação de sons de animais e assim marcar essa arte para que as pessoas sempre lembrem que temos conexão com tudo e com todos. Me faz feliz ver o brilho nos olhos das crianças querendo aprender a imitar os bichos. As águas, doces e salgadas, também me fazem feliz...tenho saudades do mar. Me faz feliz dar e receber abraços e sorrisos, ter e compartilhar o amor de meu filho, da minha família e dos amigos. Música clássica, rock e MPB & Bossa Nova, adoro ouvir e cantar e isso me faz feliz. Também rezar, meditar, ver o nascer e o pôr do sol, a lua, as estrelas, os animais em paz com as pessoas. Experimentar comidas regionais, conhecer os quintais e jardins onde vou, mexer com as plantas e com a terra, respirar ar de qualidade e alimentar as relações com diálogo, fé e confiança de esperanças num mundo melhor e que podemos, também, criar e nutrir através da educação, do reconhecimento e agradecimento pela vida nesta Terra, e sempre aprender.

Vídeoaulas.png

Dra. Ivana C. Ribeiro

Possui graduação em Jornalismo, mestre em Motricidade Humana (área de concentração: Filosofia e Sociologia da Motricidade Humana), doutorado em Ciências (área de Ecologia e Recursos Hídricos), pós-doutora em Motricidade (área de Estados Emocionais e Movimento, UNESP), Pós-doutoranda em Tecnologias e Desenvolvimento Humano (UNESP) e formação complementar em Abordagem de Arte Expressão para Intervenção Psicossocial. Atualmente é pesquisadora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ - USP - BRASIL. Coordena o grupo Felicidade Sustentável, e é mentora do movimento de formação de educadores, Escola +Feliz.

O que me faz mais feliz...

Estar em casa, vendo filmes, cozinhando, mudar das minhas plantinhas e disfrutar na companhia dos meus gatos.Estar com meus filhos noras e netos, e quando possível reunir a família toda.Amo viajar, tecer (sou tecelã de sonhos), cozinhar para a minha mãe...Amo estudar, produzir meus vídeos e sobretudo, passar adiante o que eu sei.

Dr H.Ricken

Empreendedora social de sua própria literatura, transformando seus livros em "Poemoterapias".
Autora do Projeto “Mentoria da Diversidade” destinado aos pais de LGBTQIA+. Autora do Projeto “Mentoria da Diversidade” destinado aos pais de LGBTQIA+. Ativista de Direitos Humanos e ambientais. Inscrita em vários Movimentos Poéticos, como Mulherio das Letras, Confraria das Letras de Joinville/SC e Lupa/ACL/SP. Foi Curadora da Mostra de Literatura Adulta na 9ª Edição do Festival Cultural do Brasil em Viena/Áustria.

OBRAS LANÇADAS, "Nossa Decadência: Um cenário assustador” (2020) Editora Areia; “Herdeiros do Arco-íris” (2021) Edição Independente. FUTUROS LANÇAMENTOS
In Natura - Poesia, Female Delírium - Poesia e ainda mais de 16 títulos na fila de lançamentos.

O que me faz +Feliz...

Receber convidados, cozinhar bebericando um bom vinho, contando e ouvindo as novidades da vida.

Jogar conversa fora com amigas.

Pescar.

Maratonar seriados madrugada adentro.

Ler um bom livro.

Assistir embasbacada o Pôr do Sol.

Jogar canastra.

Dirigir ouvindo Ryan Farish.

Dançar.  

Me entregar à escrita quando a inspiração chega. ​  

Sandra.jpg

Dra. Sandra Saúde

É doutorada em Sociologia, com especialização em Sociologia do Desenvolvimento. É Professora Coordenadora no Departamento de Educação, Ciências Sociais e do Comportamento do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) – Portugal - e investigadora do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

Nos últimos 20 anos, participou e coordenou vários projetos de investigação financiados por fundos portugueses e europeus, nomeadamente na área do desenvolvimento local e regional. Entre as temáticas de interesse e especialização destacam-se: Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global, onde tem artigos e livros publicados.

O que me faz +Feliz...

Ter tempo para ter tempo... para a minha família, para mim, para simplesmente estar sem pensar no que tenho que fazer a seguir!

Adoro passear pelos campos, ver o horizonte, ver o por-do-sol.

Gosto de ser docente, investigadora e de ser desafiada para sair da minha zona de conforto e para aprender mais do que julgo saber...

Gosto de estar com os meus amigos, rir, viajar para e por novos destinos.

Gosto de ler, ouvir música, ver uma boa série.

Gosto muito de Portugal e da comida portuguesa!

Gosto de procurar nos outros e em mim motivos para estar e ser feliz!

2_Flat_logo_1024.jpg
uevora.png
Logo 1.jfif

Instituições dos palestrantes, colaboradores e organizadores

Depto Economia USP.png
logo charque.png
Politecnico.jpg
ASPEA_Original (1).jpg
Politécnico de Beja.png
Crianças em círculo
Trabalho em equipe
Crianças da escola meditando