Minicursos

Os minicursos acontecerão simultaneamente das 8 hs as 9h e 30 minutos, da escola 

Atentem as recomendações (algum material, roupa ou acessório, se é pedido no municurso da sua escolha.

Minicurso 1 - No barco da aprendizagem, as emoções são marinheiros

Ministrante Profa.  Esp. Melina Pereira

 

Sabemos até que ponto nossas emoções exercem influência na aprendizagem? Nossas memórias celulares podem ser determinantes nesse processo? O que vivenciamos na primeira infância e quando bebês podem, de alguma forma refletir no baixo desempenho do aluno?  O estado emocional do professor pode mudar o ambiente da sala de aula? Com esses e mais alguns questionamentos vamos "embarcar" em algumas reflexões sobre a relação sala de aula/emoções, vamos levantar aspectos importantes com relação aos mecanismos cerebrais de aprendizagem e como tomar controle do "timão" das nossas emoções.

25 vagas

Minicurso 2 - Educação Ambiental e Psicologia Positiva: promovendo o bem-estar coletivo na escola

Ministrante: Profa Dra. Patrícia Mendes Calixto

Neste mini-curso falaremos sobre o que é bem-estar na visão da Psicologia Positiva considerando as forças e virtudes necessárias para ter uma vida mais equilibrada. Também falaremos sobre a importância de uma vida organizada para o bem-estar pessoal e coletivo. Para isso será apresentada a ideia da Tríade do tempo para identificar o que é importante e como priorizar essas atividades. Ao mesmo tempo faremos uma reflexão crítica sobre as demandas do mundo moderno e o quanto estamos mergulhados no mito da eficiência e da produtividade.

20 vagas

Minicurso 3 - Autoconhecimento na Formação do Educador

Ministrante: Prof. Dr. Ruy Cesar do Espirito Santo

 

O grande drama na educação é exatamente a ignorância de si mesmo, ainda presente em tantos educadores,  que literalmente "não sabem o que estão fazendo" . Não se trata de um "mal", até porque na Tradição Cristã uma das ultimas frases de Jesus foi : "Pai perdoai porque eles não sabem o que estão fazendo" . E assim perdoava aqueles que o mataram... Meu objetivo será "despertar" os educadores para a relevância do autoconhecimento tal como Sócrates há mais de 2.000 anos já dizia, que o "Conhece-te a ti mesmo era o princípio de toda a sabedoria" .

25 vagas

Minicurso 4 - "Terrapia"- Florescendo Virtudes no Ambiente Escolar.

 

Estima-se que em 2030, a depressão será a doença comum no mundo. Fato este, consequência da perda de valores humanos, da agressão e violência contra todas as formas de vida, da falta de autoestin[ma e de Déficit de Natureza.  O objetivo será reencantar a prática dos educadores quanto à nova proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) - as competências socioemocionais- de forma interdisciplinar, florescendo as virtudes e valores adormecidos, resultando em curas interiores e transformação de pessoas.

25 vagas  ​

Minicurso 5 - Escolas Transformadoras: Pensar a Escola com as escolas 

Ministrante: Profa Dra. Maria Albertina A. Raposo

Sendo a Educação para o desenvolvimento (ED) um processo de educação transformadora, o objetivo do projeto Escolas Transformadoras é o de Reforçar a ED nas escolas enquanto espaço de reflexão crítica e transformação social. Neste mini-curso dou-vos a conhecer as temáticas que abordamos, a metodologia que adotamos em cada caso e como tentamos que, ambientes propícios à reflexão crítica e à ação consciente, se tornem eco de aprendizagens importantes para a construção de uma cidadania solidária e global, da dinamização de ações concretas capazes de gerar pequenas mudanças e sobretudo, possam contribuir para comunidades educativas mais colaborativas, mais confiantes e mais felizes.

25 vagas

Minicurso 6 - Danças Circulares e cantigas de roda numa abordagem junguiana

Ministrante: Profa. Dra. Lúcia Helena Hebling Almeida

 

A dança é tema de muitos estudos de antropologia, sociologia, e psicologia pois é uma maneira de expressão dos sentimentos do ser humano, conhecida e praticada “desde os povos pré-letrados” até na nossa civilização contemporânea. Sempre existiram danças ligadas à religiosidade, à caça, à guerra, à fertilidade, ao casamento, entre outras. 
Neste mini curso os alunos aprenderão algumas danças circulares e cantigas de roda, a relação das mesmas com a educação, e o quanto com simbolismos e gestos arquetípicos, elas podem facilitar a constelação do Arquétipo da Criança.

20 Vagas - É importante vestir roupas frescas e confortáveis.