As mudanças da Profa.

JOSEANE MARTINS

Borboleta Aquarela 5

Este texto foi extraido da tarefa da sua "Semana 9", encontra-se na íntegra e, cuja publicação foi autorizada pela aluna.

Este curso cada vez mais está mudando minha forma de pensar, de sentir e de agir.

No início do curso eu li o guia e achei as colocações tão distantes de mim, porém recentemente li novamente e percebi que automaticamente voltei a ter sonhos na vida, os quais estavam esquecidos.

 

Me dei conta que quando li no guia que uma pessoa sem sonhos é como se estivesse morta, faz todo sentido em nossa vida.

 

Estou aos poucos vendo a importância do perdão e da compaixão também. As colocações do poema do professor Ruy (vide equipe científico-pedagogica) também foram de grande ajuda para mim em sala de aula.

 

IMG-20191024-WA0043.jpg

"Acolher o aluno,não julgar com avaliações, deixar que o mesmo caminhe na direção de si mesmo, errar até se encontrar, sempre em círculo nunca em fila para permitir o olho-no-olho".

 

Certamente serão pontos que levarei para minha jornada em sala de aula.

 

Os vídeos desta semana me fizeram refletir sobre nunca ficar dentro da caixinha por medo de quebrar acordos, não fazer do meu trabalho um fardo e não deixar as pessoas negativas me contaminarem.

Joseani Martins.jpg

A atividade desta semana propunha que fizéssemos uma dinâmica com os alunos onde eles pudessem se tocar. Portanto li para eles o livro "A margarida friorenta" de Fernanda Lopes De Almeida. Este livro conta a história de uma margarida que tinha muito frio, porém no final do livro descobrimos que ela tinha frio por falta de carinho.

margaridafriorenta.jpg
IMG-20191024-WA0040.jpg

As crianças disseram várias palavras que se relacionavam com esse carinho e após isso as mesmas se abraçaram demonstrando o carinho que tinham umas pelas outras.


Sem dúvida,foi uma semana muito transformadora!

WhatsApp Image 2020-01-17 at 20.22.32.jp

Josiane Martins é professora da Rede Municipal de Itirapina, SP e aluna do nível Básico da formação (transformação Escola +Feliz. É professora na  EMEI Eneida  Cario Cornachioni  e na  EMEF José Cruz.