
Esc la +Feliz

Nosso foco sempre foi oferecer formações que contribuíssem para a saúde física, psicológica (emocional) e bem-estar do educador, afinal, como dizemos, um educador +Feliz, tem famílias +Felizes e alunos +Felizes! Em 2025, a BNCC desperta para a necessidade do investimento no emocional dos alunos, mas a pergunta é: os educadores estão prontos para serem os norteadores desse processo? Em mais de 25 anos de formação de educadores posso dizer, são raros os seres humanos que tem domínio mediano de si mesmos... Então eles podem ensinar?
Essa é a nossa proposta - conhecimento científico e autoconhecimento como caminho para educadores +felizes e alunos +felizes!
Formação Básica
Trabalhando a "educação socioemocional" do educador!
Nosso foco não é a formação - é trans-formação do educador!
Segundo a BNCC, a educação deve promover a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. Me parece que falta algo. Educa-se para o mundo, mas não para si mesmos, como programar alguém para a vida. Falta algo!
Tais habilidades passam pelo emocional. A questão é, aprender a lidar com as emoções não é algo que pode ser ensinado, se essa habilidade não tenha sido experienciada pelo educador. Mobilização de conhecimentos e habilidade, demanda reconhecer emoções e aprender a lidar com elas, e então, transferir tais experiências aos alunos. A verdadeira felicidade está diretamente ligada a estes conhecimentos e habilidades.
Uma jornada que toca diretamente a felicidade, e onde tais conhecimentos e habilidades são revelados a partir do conceito socrático sobre "conhecer a si mesmo": aprender a reconhecer e a lidar com tais emoções, são ações imprescindíveis para orientar outros a fazerem o mesmo!
...Esta busca da felicidade do educador tem início no um trabalho de autoconhecimento. É uma formação para o ser humano educador. Uma formação terapêutica, por isso a chamamos - trans-formação!
Nosso objetivo é ajudar a superar os percalços que aperentemente a vida nos coloca, e vê-los como oportunidades de transformação. Ou seja, uma habilidade e tanto!
Por exemplo, o estresse cotidiano é reflexo da inabilidade em ligar com as emoções, tudo pode ser mais tranquilo, quando aprendemos e apraticamos uma nova forma de encarar diferentes situações.
Para a Dra. Ivana, mentora desse projeto, "Trata-se do conhecer a si mesmo, já propagado pelo filósofo, Sócrates e segundo Ivana, conhecer a si mesmo passa por conhecimento não apenas aspectos filosóficos e psicológicos, como os aspectos neurofisiológico e genéticos e, até mesmo de outras áreas da ciência, as quais colaboram para que, entendo os motivos pelos quais agimos como agimos, passamos a olhar de uma outra forma para os próprios padrões comportamentais".
Temos percebido, a partir das pesquisas realizadas com os participantes (vejam o depoimentos de ex-alunos) - 1. Aumento na tolerância; 2. Diminuição do estresse; 3. Maior cuidado com as palavras; 4. Maior cuidados consigo mesmos; 5. Vários passaram a incluir alguma atividade física nas rotinas diárias ou práticas meditativas, mudanças na alimentação e, 6. Uma maior dinamização das atividades em sala de aula.
"Saber lidar com os desafios cotidianos é essencial para a nossa felicidade global ou integral. Gostaria que, o que sei hoje, tivessem me ensinado em casa e na escola, então faço isso por educadores (pais e professores). Por isso, tenho certeza que se desejamos uma vida melhor, um mundo melhor temos que nos reeducarmos na disciplina FELICIDADE!", diz a Dra. Ivana.
Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta (Carl Jung)!


Atividade realizada pela Profa Luciana Corradini (Jaú-SP) e Profa Mara A. Sanches (Itirapina, SP), para trabalhar o bullying com os alunos que usavam óculos



Aulas presenciais, são sempre divertidas!!!
Buscamos uma Educação para a Vida!
...Para o futuro, onde o SER, a descoberta do verdadeiro significado da vida, o contato com os valores - pensamentos e sentimentos "mais iluminados", devem nortear a vida humana.
Sim, só podemos encontrar a felicidade sustentável quando também lembramos que todos os ambientes, nosso corpo, a sociedade e a natureza são partes interdependentes! Aí sim estamos falando em "conhecimentos " e "habilidades" para uma vida em todas as instancias, +Feliz!
Uma pessoa +FELIZ tem relacionamentos +FELIZES, tem famílias +FELIZES, tem alunos (ou filhos) +FELIZES.
ALUNOS +FELIZES se relacionam emocionalmente de forma +harmoniosa, aprendem mais e melhor!
Avaliação e Certificado
-
Não avaliamos os cursistas com notas, é necessário apenas que complete 100% das atividades, o que é conferido pelos comentários individuais,
-
Há sim, duas autoavaliações onde a mentora acompanhará os participantes, auxiliando no que for necessário (conversas orientadoras),
-
Há sim, a avaliação da eficiência da formação, a formadora é avaliada pelos alunos!.
-
Como amparo científico, solicitamos aos participantes que respondam a alguns questionários, pré e pós formação, com questões alternativas, tudo bem curtinho, com média de 7 perguntas.
-
O certificado é assinado pela Coordenadora e Mentora da Formação (Ivana de Campos Ribeiro), um secretário de educação (quando for o caso de parceria),
-
Carga horária - 40 horas de estudo e trabalho reflexivo (vídeo-aulas, questionários, filmes, encontros presenciais, se for o caso),
-
20 horas de atividades práticas realizadas no âmbito interior (individual) e atividades associadas aos conteúdos
-
Total - 60 horas
Metodologia
Foi realizado um pós-doutorado avaliando os melhores resultados e as metodologias utilizadas. A metodologia a seguir, é a mais adequada.
1. Envio de material pela plataforma Google Classroom, contendo:
-
Tarefas contendo sugestões de atividade para o educador como reflexão a partir de vídeos, filmes, pequenas leituras e miniaulas (canal YouTube) - 7 a 15 minutos (total de apenas 26 miniaulas) - utiliza-se o livro da vida para as anotações sobre as reflexões, o que inclui a realização de sonhos individuais e coletivos,
-
Sugestões de atividades com filhos e alunos,
-
Materiais especialmente desenvolvidos para facilitar essa jornada de autoconhecimento - "Guia de Atividades - 9 passos para uma vida +Feliz",
-
Sugerimos vários filmes que podem assistir como lazer e que são de grande importância nesta jornada. Walt Disney dizia, “Então, ao planejar um filme, não pensamos em adultos e não pensamos em crianças, mas apenas naquele lugar puro e intocado dentro de todos nós que o mundo talvez tenha feito esquecer e que o filme pode ajudar a resgatar". Ou, o cineasta Ingmar Bergman, quando dizia - “Nenhuma arte perpassa a nossa consciência, da forma com que um filme faz, e vai diretamente até nossos sentimentos, atingindo a profundidade dos quartos escuros da nossa alma”.
-
São, por exemplo, 16 semanas de envio de atividades ao longo do ano (tudo muito simples!), pois vamos aos passinhos, para que não se sobrecarreguem;
-
Temos também um grupo de WhatsApp, onde apenas a mentora posta, diariamente, imagens com mensagens transformadoras, as chamadas pílulas de autoconhecimento, não havendo necessidade de ser comentadas.
2. Aulas presenciais
-
Essas aulas são adequadas as possibilidades de cada secretaria, com a mentora da formação, as quais podem ter, terão entre 1 hora e meia a 3 horas de duração e envolvem aprofundamento teórico e dinâmicas e vivências grupais, tudo planejado para que possam sair melhor do que entraram, +leves, +consciêntes e +feliz.
3. Aulas online
-
Estas aulas são gravadas e disponibilizadas no YouTube, em forma de entrevistas, com professores doutores brasileiros e portugueses postadas também na versão podcast para ouvirem fazendo alguma coisa.




Material utilizado: O guia com os 9 passos para uma vida mais feliz, o diário para reflexões, e um exemplo de material enviado a cada 15 dias, tudo bem simples...




Exemplos de atividades: O poder das palavras e dos sentimentos no cuidado ou descuido de uma semente, o respirar com o coração (HeartMath Institute), o riso sadio e as emoções são temas focais
Conteúdos dos módulos (presenciais e online)
-
As atividades enviadas quinzenalmente envolvem mini videoaulas, vídeos de animação curtos, filmes, acompanhamento do Guia com os 9 passos para uma vida +Feliz e muita, muita reflexão. Esperamos que com o tempo passem (se já não o fazem!) perceber que melhor ocupar a nossa mente com bons pensamentos, que com preocupações e diálogos internos negativos, não levam a nada. Estas reflexões podem ser anotadas no Livro da Vida e representam mais da metade da carga horaria aqui proposta... Necessitamos educar a mente e aprender a sonhar, desenhar no espaço aquilo que almejamos. Como dizia o pensador Henry David Thoreau, “se você já construiu castelos no ar, não tenha vergonha deles. Agora, dê-lhes alicerces”. Assim, por exemplo de 2 horas de atividades, 12 hora e meia são tomadas pelas reflexões, que se fazem até escovando os dentes.
-
Estas aulas o participante poderá assista-las no tempo que for melhora para ele.
-
As atividades na escola não são obrigatórias, mas são uma extensão pratica das suas descobertas internas. São consideradas parte da carga horária, onde as atividades propostas ou criadas pelo participante estão associadas ao conteúdo, não em forma de projeto à parte, com exceção dos “sonhos”,uma atividade proposta imprescindível a trans-formação, os sonhos do educadores e dos alunos.
A. Workshop Escola +Feliz:
A.1. Apresentação do programa de formação;
A.2. Finalidades, objetivos, metodologia e avaliação da formação - os nossos e os seus!
A.3. Bases teóricas e apoiam a formação (Psicologia Positiva, Neurociências, Pedagogia Sistêmica e Transpedagogia, entre outros
A.4 Atividades práticas relacionadas aos conceitos adotados (indivíduo-sociedadenatureza), como dinâmicas e vivências grupais - sugestões em forma de brainstorming
A.5. Como trabalhar estas questões associadas a Felicidade Sustentável na escola? Como encontrar parceiros para a Escola +Feliz dentro da escola?
B. Dimensão Biopsíquica: Equilíbrio na relação Corpo&Alma, emoções primárias, cérebro trino, evolução da consciência
B.1. Autoconhecimento - Por que agimos como agimos?
B.2. A psicologia analítica de Jung aplicada à Educação para a Felicidade
B.3. Educação, Estresse e técnicas de Coping
B.4. Relacionando a Dimensão Biopsíquicae o Mindfulness
B.5. Atividades especiais respondendo às necessidades dos participantes
B.6. Estratégias de ação (conteúdos disciplinares, projetos, atividades extracurriculares) - sugestões em forma de brainstorming
C. A Dimensão Social: Equilíbrio nas relações interpessoais - usando o neocórtex e o coração, juntos
C.1. Saindo do Eu para o Nós
C.2. Saúde social como extensão do “nós”
C.3. A Psicologia Positiva, aprendendo virtudes com os personagens dos filmes
C.4. Atividades especiais respondendo às necessidades dos participantes
C.5. Estratégias de ação (conteúdos disciplinares, projetos, atividades extracurriculares) - sugestões em forma de brainstorming
D. Dimensão Ambiental: Equilíbrio nas relações do ser humano com a natureza - neurobiologia das emoções
D.1. Um passo adiante na escala evolutiva - entropia e sintropia
D.2. Sustentabilidade planetária, DNA, Cérebro Trino
D.3 A Psicologia Positiva e as relações com o meio ambiente
D.4. Estratégias de ação (conteúdos disciplinares, projetos, atividades extracurriculares) - sugestões em forma de brainstorming
E. Reunindo e tecendo as informações: construção de uma visão sistêmica o o lugar das emoções
E.1. Entender as conexões entre os sistemas - família, antepassados e escola, à luz das neurociências e do pensamento sistêmico-fenomenológico no ensino, de Marianne Franke-Gricksch (4);
E.2. Conexões entre sistemas – indivíduo, sociedade e natureza – à luz do pensamento de Danah Zohar (5), Rupert Sheldrake (6) e outros.
(4) Franke-Gricksch é pedagoga, professora, educadora e terapeuta, uma das maiores especialistas em Pedagogia Sistêmica do mundo. (5) Zohar estudou Física e Filosofia no MIT e pós-graduação em Filosofia, Religião e Psicologia na Universidade de Harvard. (6) Rupert Sheldrake é um biólogo, bioquímico, parapsicólogo, escritor e palestrante inglês; mais conhecido por sua teoria da morfogênese
Identificando as mudanças (avaliação científica da proposta metodológica*)
Para avaliar a formação (e não os alunos!) utilizaremos os instrumentos, aplicados pré e pós formação, com questões alternativas e respondidos online:
-
Escala Santa Clara Brief Compassion Scale (EBCSC) - Avalia a compaixão
-
Escala de Satisfação com a Vida (ESV) - inclui respostas emocionais das pessoas, satisfações dominantes e julgamento global de satisfação de vida
-
Escala de Felicidade Subjetiva (SHE)
-
Escala de gratidão – QG6, a qual avalia a gratidão em seis diferentes aspectos
-
Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21)
-
Questionário de Burnout em Professores (CESQT-PE) - Avalia a Síndrome de Burnout em Professores. Trata-se de um fenômeno psicossocial desencadeado pelo exercício do trabalho, atando milhares de educadores.
* Mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido



Imagens do Canal no YouTube, Palestrante de Portugal - Dra. Maria Albertina A. Raposo do IPBeja, Portugal (III Encontro Internacional de Escolas +Felizes (presencial) e Dr. Txemi Santamaria, da Un. de Deuxto, Espanha, durante o IV Encontro (online)
Alguns depoimentos de alunos, alguns já são multiplicadores, fazendo parte da nossa equipe

"Hoje estou muito agradecida e não poderia deixar de
compartilhar com você a conquista do meu sonho. Obrigada mesmo, pois você faz parte dele e me ajudou muito. As
coincidências não acontecem por acaso veja o que estava escrito no balão e a figurinha ao fundo. Tudo haver com nossas aulas".
(Depoimento de uma professora ao realizar de grande sonho: viajar de balão!)
“Descobrir e sentir meu potencial nas atividades que apliquei em sala de aula e me autodescobrir”
“[...] quando conseguimos nos elevar para um outro nível de consciência, o modo de se relacionar com o outro, com o mundo e com nós mesmos, nada pode nos abalar!”
“Me sinto inspirada a continuar mais e mais, pois vejo a alegria nas crianças”.
“Nunca imaginei que meu autoconhecimento chegasse no nível que chegou, creio que como foi direcionado o conteúdo ajudou muito. Saber do DNA, da psicologia (junguiana), da pedagogia positiva, ou seja, caminhei nas trilhas certas de autorreflexão”.
“As videoaulas, pois conseguimos assistir com calma em horários livres facilitando o entendimento”.
“Os filmes sugeridos, eles aprofundaram tudo o que você (mentora) disse e fez com entendêssemos e absorvêssemos os ensinamentos”.
Resultados da primeira versão da metodologia Escola +Feliz, mostra tais resultados, contados pelos participantes.
Relatório final e Evento
Ao findarmos a formação, entregaremos um relatório no modelo científico com um resumo do projeto, as etapas fundamentação teórica e resultados relacionados aos questionários aplicados pré e pós formação com imagens.
O evento é uma possibilidade dos participantes conhecerem os trabalhos uns dos outros, mas especialmente os gestores da educação.

Para ver mais sobre nossos eventos presenciais, veja um exemplo clicando aqui
Mentora e Coordenadora da formação

"Gostaria de saber aos 30 anos o que sei hoje. Saber que existem padrões mentais o que chamamos - crenças - limitantes me pouparia muitas perdas e momentos de crise emocional. Meus mais não me ensinaram, tampouco aprendi na escola, mas hoje consigo reconhecer como me autossabotava e como 90% das pessoas o fazem.
Então quero compartilhar com você, pai, educador, estes caminhos que tornam nossas vidas +FELIZES".
A responsável pela formação é a Dra Ivana de C. Ribeiro, com mais de 20 anos dedicados à formação de educadores e os últimos 12 a felicidade nas escolas.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/2139772518305261